Conhecido por suas belezas e encantos, Tarauacá comemora na próxima sexta-feira, 24, seus 96 anos de fundação. Para marcar a data, a prefeitura preparou uma vasta programação, com duração de quatro dias, que iniciou na última terça-feira, 21.
Para encerrar a programação, será realizado um show com a Banda Companhia do Calypso, na praça da cidade, com a participação de milhares de pessoas. Na oportunidade, a prefeitura também preparou uma queima de fogos para garantir mais brilho à festa.As atividades, que serão realizadas durante os quatro de festas, irão envolver crianças, jovens, adultos e idosos, que moram na cidade e na zona rural. O ponto alto da festa será o show pirotécnico, com previsão de duração em torno de 18 minutos que acontece amanhã.
“Preparamos uma programação especial para comemorar os 96 anos da nossa cidade, realizando uma série de atividades com nossa população. Nosso principal objetivo é garantir a alegria e a diversão das famílias. Temos muitos motivos para comemorar, pois nos últimos anos tivemos grandes conquistas trabalhando para com o povo e com o povo”, disse o prefeito de Tarauacá Vando Torquato.
Tarauacá também é conhecido como a terra do “abacaxi gigante”. Alguns desses frutos chegam a pesar cerca de 15 quilos, fato que provoca grande admiração nos turistas que visitam o município.
Desenvolvimento e inclusão social
A Tarauacá de hoje, é bem diferente da pequena e esquecida cidade de alguns anos atrás. Muitas foram as obras realizadas pela atual gestão, em vários setores, garantindo melhorias para as famílias do município.
Na Saúde, além da contratação de novos médicos, enfermeiros e outros profissionais, também foram construídos mais oito postos de saúde e adquirida uma balsa hospital para atender a comunidade ribeirinha.
Também foram feitos investimentos na pavimentação de ruas, com a construção de calçadas. Na Educação, foram construídas várias escolas, com a aquisição de modernos equipamentos, além de melhorias no salário dos servidores.
Para garantir o desenvolvimento do município, o prefeito Vando Torquato investiu na abertura e manutenção de ramais, além da compra de equipamentos, como por exemplo, 10 barcos, para auxiliar no cultivo e no escoamento da produção.
“Sempre trabalhamos para que nossa população pudesse ter uma vida mais digna. Sabemos dos nossos problemas e dos nossos limites, mas estamos nos dedicando para que as famílias que moram na cidade e na zona rural, possam viver melhor”, destacou Vando Torquato.
Sobre Tarauacá
O município, fundado em 1º de outubro de 1907, por Antônio Antunes de Alencar, obteve sua autonomia através do decreto federal nº 9.831, de 23 de outubro de 1912. Foi a partir desse decreto que a cidade passou a comemorar seu aniversario de fundação no dia 24 de abril de 1913.
Localizado à margem esquerda do Rio Tarauacá, distante 400 quilômetros da capital e com uma população estimada em 33 mil habitantes, o município de Tarauacá, criado oficialmente em 1º de outubro de 1907, por Antônio Antunes de Alencar, já foi chamado de Foz do Muru e Vila Seabra. O município obteve sua autonomia através do Decreto Federal nº 9.831, de 23 de outubro de 1912.
Em 24 de abril de 1913 foi elevada à categoria de cidade, passando então a chamar-se Tarauacá, nome de origem indígena que significa rio dos paus ou das tronqueiras.
Os primeiros habitantes foram os índios Kaxinawá, Jaminawá e Katukina. Em seguida vieram nordestinos e estrangeiros, que chegavam à região com a intenção de ficar ricos com a exploração da borracha e da madeira.
A cidade de Tarauacá é banhada pelo rio do mesmo nome, que no verão, é margeado por quilômetros de praias de areias brancas e finas. O rio serve de opção nos finais de semana à centenas de banhistas, que procuram suas águas no afã de refrescar-se do forte calor da época. Tarauacá é conhecido como a terra do abacaxi gigante. Esse fruto chega a pesar em torno de 15 quilos, fato que provoca grande admiração nos visitantes.
Possui uma área territorial de 16.120,5 km², eqüivalendo a 35,40% da região, e 10,53% da área total do Estado. Administrada atualmente por Erisvando Torquato do Nascimento do Partido Progressista (PP), que já foi vice-prefeito e atualmente está no seu segundo mandato, confirmando a aceitação por parte da população tarauacaense, tendo sido reeleito com 7.351 votos, juntamente com sua vice, Marilete Vitorino de Siqueira.
0 comentários:
Postar um comentário